Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Trying to Conceive 21 to 37 day cycle tickers
PitaPata Cat tickers

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

:-(

Acho que já referi aqui algumas vezes que o B. tem a sua auto-estima muito por baixo.
É uma criança que a primeira coisa que diz quando tem que fazer algo novo é: "Eu não consigo! Eu não sei!"

Chega a dizer isto quando joga pela primeira vez a um jogo da PSP e não consegue chegar ao fim!!!
Todas as vezes que isso acontece lá lhe explicamos que tem que tentar, tem que se esforçar, tem que fazer por conseguir pois não nascemos ensinados, nem a saber tudo e mais alguma coisa.
Em relação à escola, diz que os colegas x ou y, são muito inteligentes, fazem tudo primeiro, são os melhores! Lá tento fazer-lhe ver que ele TAMBÉM é inteligente, que lá por fazer as coisas mas devagar não quer dizer que seja pior que os outros, cada menino tem o seu ritmo e método de trabalho.
Ontem quando se foi deitar, pediu-me para o ir deitar (tem dias que vai sozinho, tem outros que pede para ir com ele). Aconcheguei-o, apaguei a luz e deitei-me ao seu lado.
Por incrivel que parece, pois ele não costuma contar nada da "sua" vida, tenho que ser eu a puxar conversa, disse-me que tinham havido eleições na aula para eleger o Delegado e Sub-Delegado de Turma e que NINGUÉM tinha votado nele!!!
Apesar de estar escuro, apercebi-me na sua voz, que estava triste e muito!!!
Lá lhe fiz ver que provavelmente haviam outros meninos que também não tinham recebido votos, que não devia estar triste, que os colegas lá porque votaram nos outros não queria dizer que não eram seus amigos, que de certeza que gostavam dele, etc, etc, ...
Por uns minutos ainda estava renitente, pois os eleitos tinham responsabilidades que ele também gostava de ter, tal como ajudar os colegas, ajudar a professora, entre outras coisas.
Perguntei-lhe com quem costumava brincar, se só com um ou com vários amigos. Disse-me que brincava só com o Miguel pois os outros meninos brincavam com outros. Aconselhei-o a brincar também, a criar laços de amizade com os outros colegas, que assim se sentiria menos sozinho quando o Miguel não estivesse. Tentei que compreendesse que não se tem só um amigo, podemos ter vários :-)
Penso que por fim lá aceitou e adormeceu calmo e sereno. Vamos a ver!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sobremesa III

Qualquer dia, em vez de ser o blog do meu filho, passa a blog dos doceiros :-) mas pelo menos assim escrevo qualquer coisita, lol
Tenho uma sobremesa para fazer que anda agoirada, já é a segunda vez que a substituiu por outra!!! A primeira vez não tinha o ingrediente principal mais adequado e desta vez faltava um outro que também é muito importante.
Assim lá tive que ir à dispensa e fazer a boa da Mousse de Chocolate. Mas da instantânea que da outra não sei fazer, lol
Desde sempre que ao fazer mousse, junto ovos (gemas e claras em castelo) e desta vez não foi excepção. Enquanto mexia o pó com o leite e esperava pelas claras que a máquina batia (e como boa gulosa que sou) provei a mousse (que é só a minha sobremesa favorita) e fiquei de pé atrás pois tive a sensação que também esta era uma sobremesa que não poderia fazer de "marca branca" pois não se igualava à famosa "Alsa".

Imagem retirada da net

Mas após juntar as claras e com algumas horas de frigorífico, vi que era só uma vaga ideia pois estava optima, até o B. adorou!!! Continua a não ser como a velhinha Alsa mas não deixa de satisfazer e bem, a nossa gulodice!!!! Só é pena, é a caixa trazer só um pacote e só ter dado para fazer meio-litro de leite! Já só lá há um bocadinho que vou deixar para o piralho.
O que uma Mãe não faz por um Filho ;-) !!!!!!

Imagem retirada da net

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pequeno-almoço

Como aqui já referi, o B. só bebia Leite Lacteo Cerelac.
Digo bebia pois desde Abril/Maio, não sei bem, a fábrica do Nhé "fechou" e deixaram de fabricar o seu leitinho (as mentiras que as Mamãs inventam para lhes dar a volta), ou seja, fabricam mas só para os bébés e como nasceram muitos bébés entretanto, o leitinho não chega para todos :-)
Na altura comprei-lhe cereais e Leite Crescimento, dizendo-lhe que era um leite especial.
Consegui, a muito custo, que comesse algumas vezes. Colocava mais cereais que leite mas mesmo assim, haviam caretas e não quero mais, não gosto, e afins!!
Com a chegada das férias, deixei de dar tanto atenção ao assunto, pois se ele tivesse fome era só ir à cozinha ou pedir pois estava em casa.
Com o início da escola, lá voltámos ao tema. Pequeno-almoço em casa (7h30) e merenda na escola (10h30).
Como o leite está posto de parte, agora só mesmo ao fim de semana com os cereais, tive que fazer um esforço para variar a sua ementa e não ser sempre o mesmo, para não enjoar.
Depois de ponderar quais as minhas opções e tendo pãozinho fresco todos os dias, criei esta tabela. Agora é só seguir :-)



Está afixada na frigorífico, ao lado das suas obras de arte, que já passaram algumas para a parede pois depressa deixou de haver espaço no dito!!!




PS - No outro dia fomos às compras e ele passou pelo corredor dos leites e papas de bébé, eufórico veio ter comigo e disse-me: "- Mãe, Mãe, já começaram a fazer outra vez o Nhé!!!!!!"

Não estão a ver a minha cara!!!! lol
Disse-lhe que aqueles eram para os bébés. Ele não podia levar!
Acho que o convenci pois não mais me falou do assunto!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Visitas

Digam de vossa justiça.
Gostam das mudanças no meu cantinho?
No Domingo fomos até à Mata da M.
Haviam actividades ao ar livre e desportos radicais e fomos lá ver como era.
A única coisa em que conseguimos participar foi no rappel pois quando lá chegámos, já estava tudo a terminar :-( (andamos sempre atrasados).
O tipo de rappel consistiu em subir por um escadote a uma árvore e depois descer por uma corda até outra árvore.
Ao princípio o B. não queria ir mas como viu que fui experimentar (nunca tinha feito e gostei), lá se decidiu e gostou, até queria mais mas como fomos mesmo ao terminar, já não deu para repetir.
Para a próxima já sei, temos que ir mais cedo :-) mas valeu pela experiência.

Ainda demos um passeio pela mata e juntámos mais uns pinhões aos que tinhámos apanhado o outro dia.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sobremesa II

A sobremesa desta semana já estava pensada e como tal Sábado foi dia de fazermos um Pudim Flan.
Acreditam que só durou um dia?!?!?!!?
É que a Mamã enganou-se nas quantidades e só fez um pacote, ou seja, meio litro de leite. Assim sendo, ao jantar de domingo já não havia nada :-)


Imagem retirada da net

Existem certos produtos que compro "marca branca" e não estou desagradada mas não foi o caso do pudim, tinha lá uns pacotes e foi esse que fiz mas não superou os pudins flan do Mandarin, esses sim são optimos e eu adoro.
Ficou pela experiência, para a próxima já sei!!!


Imagem retirada da net

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Já temos, já temos...


Imagem retirada da net

Pãozinho fresquinho entregue todos os dias à porta de casa!!!!
Também já aderi e hoje soube tão bem abrir a porta e encontrar o saquinho com pão :-) e não tive que me levantar mais cedo por isso, nem sequer sair de casa.
Têm vários tipos de pão, bolos, salgados, etc...
É só escolher e encomendar para toda a semana e para todo o mês, é lógico que se quisermos alterar basta avisar no dia anterior.
Sei que tenho a máquina do pão mas dá mais jeito para o B. levar para a merenda a boa da carcacinha fresquinha e estaladiça.
E para mãe do B. chegar a casa no fim do dia e ter à sua disposição carcaças do próprio dia, é ouro sobre azul pois ela adora pão e nem sempre se lembrava de o ir comprar, lol
Hoje vieram só carcaças e bolinhas de mistura, e ofereceram-me (um querido o senhor) uma vianinha e uma bolinha de mafra para experimentar. Amanhã além das carcacinhas/bolinhas vem também um pãozinho de leite para ele ver se gosta, pois só come daqueles que vêm nas embalagens de 8 ou 10 e são de uma massa diferente do tradicional pão de leite.
Estes primeiros dias vão servir para, além de provar alguns produtos, poder verificar se as quantidades encomendadas são as ideais ou se tenho que fazer ajustes.
Mas uma coisa é certa, que foi uma optima ideia de quem a teve, foi. Voltámos aos tempos antigos, em que entregavam o leite e o pão à porta decasa.

2.º Ano Lectivo

Foi ontem que o B. voltou à sua vida estudantil.
Por três meses, apenas se dedicou a brincar e a divertir-se, a correr e a pular... a ser CRIANÇA, sem horários rígidos, sem rotinas definidas, sem acordar cedo e deitar cedo, sem todas aquelas coisas que caracterizam a sua/nossa vida no dia-a-dia.
É lógico que pegou nos livros para ler para que não se esquece-se, que fez os trabalhos das férias e isso tudo mas não com a mesma "rigidez".

Ia bem disposto, apesar de na noite anterior ter chorado e ter dito que não queria ir pois nós íamos ficar em casa (visto ser feriado municipal na cidade onde trabalhamos/estudamos) e que foi optimo para mim, para o poder acompanhar melhor.
Expliquei-lhe que a escola era como se fosse o trabalho dele, que não podia faltar só porque não queria ir, que tem regras a cumprir, que não é o infantário ou o ATL em que por vezes falta.
Prometi ir levar-lhe o lanche e ir buscá-lo à hora de almoço. Passaria a tarde connosco e iríamos comprar o material para a escola. Lá secou as lágrimas e logo de seguida adormeceu.

Acordou sem problemas, sem "quero dormir!!!", sem "tenho sono!!!".
Ficou bem na sala e vi que gostou de voltar a ver os seus coleguinhas de turma.
Á hora do intervalo e como prometido, lá estava a Mãe Galinha do lado de cá da rede :-) com o seu lanche. Comeu ali ao pé de mim mas assim que se despachou disse "adeus, vou brincar".
A "tristeza" já não rondava aquelas bandas!!!!!
13h em ponto, estava ao portão para o levar para casa almoçar e irmos até ao Continente às compras. Vá lá este ano ainda não abusaram muito da minha carteira, mas não deixei de vir para casa com menos 30€ no banco, só em pequenas coisas como cadernos, lápis, borracha, afia, capas e afins. Nada de mais elaborado; a única coisa que achei muito cedo para comprar, foi um Dicionário de Língua Portugesa, mas a professora lá sabe para que o quer!!!


Imagem retirada da net

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

É já amanhã...

Que começa mais uma fase do B.
Não será algo novo pois já conhece os colegas, a professora, a escola... mas é mais uma experiência para o seu "Curriculum da Vida".
Espero que seja tão proveitosa e enriquecedora como foi a do ano passado, que corra sempre tudo bem, que continue a sua aprendizagem de uma forma tranquila e saudável, nunca deixando de ser criança.
É já amanhã que arranca o 2.º ano lectivo do meu Menino.

PS - Desta vez, não é bébé pois já cresceu mais um bocadinho :-)

Tal como tinha previsto...

A baba de camelo não durou muito tempo :-)
No sábado lá tivemos que fazer outra sobremesa.
Desta vez a eleita foi a Gelatina, gelatinas de vários sabores, um de cada (4) que havia lá em casa.
Ou muito me engano ou também não vão durar muito!!!!
A próxima já está pensada e a outra a seguir também ;-)
Agora é que viramos os doceiros de primeira.
Se alguém quiser deixar algumas ideias, faz favor, estão à vontade.


Imagem retirada da net

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Confirma-se

A Nossa Baba de Camelo está divinal!!!!!
Ontem após o jantar a taça foi atacada pelos gulosos B. e C.
O B. a caminho de casa e após eu ter referido que tinhas docinho para depois do jantar, perguntou se era muita ou pouca, perguntei-lhe porquê, se estava com medo que não chegasse para ele, com um ar muito guloso respondeu-me logo que era capaz de comer TUDO e não deixar nada para os outros dias, lol (está a fazer-me concorrência).
Vamos a ver quantos dias dura!!!! Acho que não vai durar muitos mais dias, talvez para hoje e amanhã :-)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sobremesa I

Na semana passada, assim do nada, perguntou-me quando fazia "Baba de Camelo" para ele comer.
Fiquei admirada pois não é uma criança muito ligada a doces, é raro comer bolos ou mesmo quer provar, e sobremesas de colher então ainda mais raro é. Só come de vez em quando gelatina.
Por isso quando me fez aquela pergunta, admirei-me! Nem sei de onde terá tirado a ideia ou se fazia ideia do que estava a falar :-)
Disse-lhe que não sabia fazer, teria que procurar a receita na net e comprar as coisitas necessárias.
Ontem foi dia de irmos às compras e lá trouxe o necessário para fazer a dita "Baba de Camelo": leite condensado já cozido para ser mais rápido e ovos (ele pensava que iamos comprar a "baba", nem sei de quem julgaría ele que era, lol).
Após o jantar e cozinha arrumada, dediquei-me à sobremesa do rapaz, que nada tem de especial, muito rápido mesmo, ainda mais se o leite já tiver pronto. Quando estava na parte de juntar as gemas ao leite condensado e com a máquina a bater as claras, veio ter comigo a perguntar se precisava de ajuda. Para que não ficasse triste, entreguei-lhe a tijela e a colher de pau para que mexesse ele o creme. Ficou encantado.
Achei piada à cena, eu de lado a vê-lo dedicar-se à cozinha, sai ao pai!!!!
Quando foi a vez de juntar as claras, lá peguei eu nas rédeas da acção e terminei o trabalhito.
Depois de prontinho, frigorifico com ela e SÓ hoje poderemos provar o nosso doce (sim nosso pois contribuímos os dois no trabalho). Mas já sei que está bom, pois pediu a colher para lamber e disse que estava uma DELÍCIAAAAAAAAA!!!!! Agora só falta mesmo a gulosa Mor confirmar :-)


Imagem tirada da net

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ao fim de 7 anos, 4 meses e 27 dias

Caiu o quarto dente do B.
Já há um tempo que os dois dentes de cima abanavam mas não se avizinhava que fosse tão cedo. Na sexta-feira, chegou a casa com a gengiva toda vermelha e o dente a abanar, um pouco deslocado mas ainda muito preso.
Abanão para cá, abanão para lá, a mãe puxou e saiu um bocadinho do sitio (até se ouviu ou então fui eu que ouvi mal, tal não era a minha impressão ao puxar o dente) mas cair que era bom nem pensar.
Passou o sábado a abaná-lo e a tentar tirá-lo mas nada. Coitadito, doia-lhe a gengiva (que continuava muito vermelha) ao comer e até tinha um sorriso estranho, tão esquisito estava o dente.
No domingo, após o almoço pediu para comer uma pastilha.
Passado algum tempo, oiço o pai dizer:"- Então já saiu?!?!". Fui logo ver o que se passava e lá vinha ele com o dentito nos dedos e com a gengiva a sangrar.
Depois da boca lavada, verifiquei que a gengiva já tinha parado de deitar sangue e até estava menos vermelha.
Sorri e chamei-lhe Meu Desdentatido.


Olhou para mim e disse-me:"- Mãe, porque te estás a rir de mim?!?!"

Expliquei-lhe que não me estava a rir dele (não de uma forma de gozo) mas sim a sorrir pois estava engraçado sem o dente.
"- Mãe mas das outras vezes não te ristes!!!"
"- Não me ri porque não se notava tanto mas agora nota-se bem que estás desdentado!!! E ficas giro!!!"
Sorriu. E respondeu-me:"- É verdade, fico giro sem dente!!!"
Anda muito sentido o meu filho, tenho que ter atenção à forma que lhe digo as coisas para não o melindrar, não o inferiorizar de maneira nenhuma!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Por norma...

O B. costuma tomar banho ao fim do dia, antes de jantar.
Apronto-lhe as coisitas, toalha, pijama, chinelos, água à temperatura certa e bonecos para não escorregar.
Apenas lhe lavo o cabeça e deixo-o a terminar de se lavar, secar-se e vestir-se. Nisto tudo leva para aí 10 a 15 minutos.
Desde "sempre" que o B. toma banho à noite!

Na segunda-feira, como estava entretida com o meu amigo adorado "ferro de engomar", não me apercebi do pai já estar a fazer o jantar e não o alertei para ir ao duche, logo só quando o R. nos chamou para a mesa, é que vi que já não dava tempo e como não gosto muito de lhe dar banho após comer, avisei-o que no dia seguinte teria que se levantar um pouco mais cedo para tomar o dito.
Fez um cara muito admirada!!!! Banho de manhã ao acordar?!?!? Coisa inédita para ele!
No dia seguinte, tal como combinado, levantei-o mais cedo e directo para a banheira, desta vez tive que ser eu a tratar de tudo pois se não, haviam de ser horas de estar no trabalho e ainda estava a caminho :-)
Depois de lavado e vestido, sai-se com esta:"- Hum, estou tão cheiroso!!! Assim vou cheiroso para o ATL!"

Na quarta-feira, como tinha novamente encontro marcado com o meu amigo e antes que me esquecesse, perguntei-lhe se queria tomar banho no momento ou de manhã. Como a preguiça (ou o não quer tomar banho - uma nova fase) dele era tão grande, escolheu de manhã, por isso no dia seguinte a mesma rotina de dois dias antes.
Quando já estava prontinho diz-me:"- Sabes mamã, é que assim eu vou cheiroso e se tomar banho de noite já não vou!!!!!!"
Achei graça à associação do rapaz. Na cabecita dele, se tomar banho à noite o "cheiro bom" fica na cama e já não vai a cheirar bem para o ATL. Isso ou o facto de que de manhã a Mamã faz tudo!!!!!

Imagem tirada da net

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ao abrir o Correio Electrónico

Tive uma optima notícia!!!
A Prof. D. ficou com a turma (vistos ela ser contratada teve que concorrer) e é pelos três anos que faltam :-)
Acho que é melhor assim para todos, principalmente para os miudos que já a conhecem e estão habituados ao seu metodo de trabalho e afins.
Vistos que na ultima reunião não sabia nada do seu futuro, assim que teve a certeza quis dar aos pais essa novidade e enviou-nos um e-mail, uma querida!!!!

Pelo menos assim já descansei. Era algo que me preocupava.
Sei que os miudos adaptam-se depressa e essas coisas assim, mas acho que nada melhor que mantermos as pessoas que nos rodeiam por mais uns tempos ;-)
A minha professora da primária, foi a mesma durante os quatro anos e foi uma experiência muito boa, ficou o sentimento de que além de professora, era uma amiga e cheguei ir visitá-la a casa.
Por exemplo, é esse o sentimento que o B. levou de S., pela educadora F. Acho que na sua vida, sempre se irá lembrar dela, assim como eu me lembro da minha professora da primária. Já dos outros professores, da maior parte não me lembro sequer do nome quando mais da cara, excepto um ou outro que me marcou de alguma forma!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

De regresso

e
mais descansada
mais alegre
mais calma
mais bronzeada :)
mais feliz
mais de bem com a vida

apesar de alguns problemas ainda não estarem resolvidos, venho com uma moral mais elevada, mais positiva, mais "para cima". Nada merece que continue no fundo do poço, nada mesmo!!!!! E não é por andar triste ou infeliz que os problemas se resolvem mais depressa!
Por isso, bola para a frente que atrás vem gente.

As férias foram optimas! Não fomos para lado nenhum em especial, andámos por aqui mesmo, apenas fomos quatro dias para a zona de Castelo Branco, a terrinha do Avô, em que fizemos os três dias piscina.
Este ano apenas fomos duas ou três vezes à praia, os restantes dias foi só piscina!!!! Fomos conhecer as Piscinas de Vendas Novas e de Montemor e umas perto de casa. O B. delirou em todas elas. As da B.B. e as de Montemor tinham escorregas que ele se fartou de descer, as de Vendas Novas não têm escorregas mas têm as pranchas que ele se fartou de saltar :), com as braçadeiras é claro, para não ir muito ao fundo pois a piscina só tem 5 metros!!!!!
Gostei de todas elas mas as que mais gostei mesmo foram as de Montemor, um espectáculo!!!! (estamos a pensar dar lá um saltinho este fim de semana).

Agora voltámos à rotina: a mamã regressou ao trabalho ontem, o papá ao curso hoje e o B. ficou no ATL com os amigos, a quem não via desde principios de Julho, as saudades já eram muitas.