Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Trying to Conceive 21 to 37 day cycle tickers
PitaPata Cat tickers

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

:-(

Acho que já referi aqui algumas vezes que o B. tem a sua auto-estima muito por baixo.
É uma criança que a primeira coisa que diz quando tem que fazer algo novo é: "Eu não consigo! Eu não sei!"

Chega a dizer isto quando joga pela primeira vez a um jogo da PSP e não consegue chegar ao fim!!!
Todas as vezes que isso acontece lá lhe explicamos que tem que tentar, tem que se esforçar, tem que fazer por conseguir pois não nascemos ensinados, nem a saber tudo e mais alguma coisa.
Em relação à escola, diz que os colegas x ou y, são muito inteligentes, fazem tudo primeiro, são os melhores! Lá tento fazer-lhe ver que ele TAMBÉM é inteligente, que lá por fazer as coisas mas devagar não quer dizer que seja pior que os outros, cada menino tem o seu ritmo e método de trabalho.
Ontem quando se foi deitar, pediu-me para o ir deitar (tem dias que vai sozinho, tem outros que pede para ir com ele). Aconcheguei-o, apaguei a luz e deitei-me ao seu lado.
Por incrivel que parece, pois ele não costuma contar nada da "sua" vida, tenho que ser eu a puxar conversa, disse-me que tinham havido eleições na aula para eleger o Delegado e Sub-Delegado de Turma e que NINGUÉM tinha votado nele!!!
Apesar de estar escuro, apercebi-me na sua voz, que estava triste e muito!!!
Lá lhe fiz ver que provavelmente haviam outros meninos que também não tinham recebido votos, que não devia estar triste, que os colegas lá porque votaram nos outros não queria dizer que não eram seus amigos, que de certeza que gostavam dele, etc, etc, ...
Por uns minutos ainda estava renitente, pois os eleitos tinham responsabilidades que ele também gostava de ter, tal como ajudar os colegas, ajudar a professora, entre outras coisas.
Perguntei-lhe com quem costumava brincar, se só com um ou com vários amigos. Disse-me que brincava só com o Miguel pois os outros meninos brincavam com outros. Aconselhei-o a brincar também, a criar laços de amizade com os outros colegas, que assim se sentiria menos sozinho quando o Miguel não estivesse. Tentei que compreendesse que não se tem só um amigo, podemos ter vários :-)
Penso que por fim lá aceitou e adormeceu calmo e sereno. Vamos a ver!

2 comentários:

Não desistir disse...

Fazes muito bem eu incentiva-lo!!!!! Eu tambem sempre tive a auto estima muito em baixa e a minha mae em vez de ma por pra cima sempre me criticou. Alias ainda agora sempre que pode lá está ela a criticar ou por defeitos.
Beijinhos grandes
Paula & Kiko

Rj disse...

Tadinho, custa tanto senti-los tristes